Projeto Periferia Sustentável recebe prêmio do Ministério das Cidades
O Prêmio Periferia Viva é uma iniciativa do Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Periferias, e tem como objetivo reconhecer, valorizar, potencializar e premiar iniciativas populares, de assessorias técnicas e de entes públicos governamentais que estejam em andamento, e que promovem enfrentamento da desigualdade socioespacial e a potencialização e transformação dos territórios periféricos.
O projeto do Instituto Favela da Paz foi premiado na categoria "Iniciativas Populares", que reconhece ações socioterritoriais coletivas, lideradas e protagonizadas pela população periférica, que contribuem para a redução das desigualdades, qualificação e transformação dos seus próprios territórios, e que promovem o exercício da participação e a inserção social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida destas regiões.
Em sua 2ª edição, o Prêmio Periferia Viva trouxe o tema “Periferia Viva é Periferia Sem Risco“, destacando a urgência das crises climáticas e estimulando a participação de iniciativas que lutam para minimizar os riscos socioambientais nas periferias, transformando áreas vulneráveis em modelos de resistência e adaptação.
O projeto Periferia Sustentável desenvolve tecnologias sustentáveis e de baixo custo que possam ser replicadas. Através do projeto, o Instituto conseguiu se tornar autossuficiente, gerando a própria energia consumida. Ele também conta com um aquecedor de água espiral solar no telhado, que abastece os chuveiros, e com um tanque que coleta a água de chuva.
A ABRAPS homenageia e reconhece os profissionais e projetos que se destacam por sua atuação na promoção dos ODS e do desenvolvimento sustentável.
O GT Prêmios Abraps reconhece boas práticas de empresas e histórias de vida de pessoas para inspirar mais empresas e pessoas a se engajarem como profissionais pelo desenvolvimento sustentável. O Prêmio 5Ps é inspirado nos 5Ps da Agenda 2030 com a missão reconhecer boas práticas e histórias de vida de OSC – Organizações da Sociedade Civil.
As indicações são feitas pelos associados da ABRAPS, e os escolhidos entre os indicados são votados pelo conselho e diretoria da da associação. O Instituto Favela da Paz receber mais esse reconhecimento em 2024, na categoria Paz.